Confira

Nossos Cases

CASE 1

ENGOMADEIRA

Projeto de Adequação NR12

Aplicação
As engomadeiras são um dos aparelhos mais utilizados no segmento têxtil industrial e auxiliam na produção de tecidos. Sua principal função é alinhar os fios e apertar a goma para a próxima tecelagem.


Principais Riscos na Operação

Nesse tipo de máquina o risco está concentrado nos rolos de tração fechamento zero, que conduzem os fios dos carretéis na entrada, até a saída do processo.


Conforme norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 4. 

A proteção física foi projetada e construída para impedir o acesso às áreas perigosas de acordo com o item 12.5.11 i da norma NR12. Todos os dispositivos de segurança, como emergência, residual motor (motor parado) e chaves de intertravamento, são monitorados por interfaces de segurança bem projetadas.

A presença de risco residual implica a introdução obrigatória de medidas de segurança adicionais, tais como: Procedimentos de rotulagem e configuração documentados em relatórios de validação e registros de operação adequada e treinamentos de manutenção.


Case de solução PLUG:
Como parte integrante do processo de negócios desse cliente do segmento têxtil, a equipe da Plug precisava entregar o projeto customizado em tempo recorde. Desta forma, o tempo de inatividade da máquina e as interrupções de produção puderam ser minimizados com sucesso. Entre em contato conosco para obter essas soluções sob medida, adaptadas às suas realidades e desafios de negócios.

Ocultar Leia Mais

CASE 2

RETÍFICA PLANA

Projeto de Adequação NR12

Aplicações
Retifica plana é um dos equipamentos utilizados no segmento de ferramentaria industrial, sendo útil para confeccionar, consertar, retificar e dar acabamento em peças diversas. Tendo sua função principal efetuar usinagens tridimensionais, através de realização de cortes angulares.


Principais Riscos na Operação
Nesse tipo de usinagem as peças são acopladas na mesa da máquina, acarretando riscos como: projeção de partículas, enroscamento, cortes e abrasão.


Conforme Norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 4. 

Seguindo item 12.5.11 i da norma NR12, as proteções físicas foram projetadas e construídas de modo a impedir o acesso à zona de perigo. Todos os dispositivos de segurança, tais como emergências, residual motor e chaves de bloqueio monitorados por interface de segurança com projeto bem estruturado.

Houve adoção obrigatória de medidas complementares de segurança, como sinalizações e procedimentos de setup registrados no laudo de validação, com o devido registro de treinamentos de operação e manutenção. Em especial devido à existência de riscos residuais.

 

Case de solução PLUG:
A equipe Plug aplicou sua experiência e conhecimento técnico para garantir segurança, aliada com a produtividade do cliente. Valendo-se da experiência de seus inúmeros cases de adequação no segmento de máquinas operatrizes, inclusive várias outras retificas já adequadas. Entre em contato e faça o orçamento de adequação de suas máquinas operatrizes, sem compromisso.

Ocultar Leia Mais

CASE 3

TORNO CONVENCIONAL

Projeto de Adequação NR12

Aplicações

O Torno mecânico é um dos equipamentos mais utilizados no segmento industrial, para confeccionar, consertar, tornear e dar acabamento em peças diversas. Sua função principal é efetuar usinagens cilíndricas diversas, por exemplo: eixos, polias, pinos e roscas.

Principais riscos na operação:

Nesse tipo de usinagem as peças são acopladas à placa de fixação com alto grau de rotação propulsionado por motores elétricos, acarretando nesses principais riscos: projeção de partículas, enroscamento, cortes e abrasão.

Conforme Norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 4. 

Seguindo o item 12.5.11 i da norma NR12, as proteções físicas foram projetadas e construídas de modo a impedir o acesso à zona de perigo.

Os riscos residuais detectados implicaram adoção obrigatória de medidas complementares de segurança, como sinalizações e procedimentos de setup, registrados no laudo de validação com orientação de treinamentos de operação e manutenção.

Todos os dispositivos de segurança, tais como emergências, residual motor (motor parado) e chaves de bloqueio, são monitorados por interface de segurança, com excelente estruturação do projeto.

Case de solução PLUG:

Este projeto faz parte de um grande conjunto de adequação de máquinas operatrizes, realizado junto a esse cliente, pelo alto grau de confiança da diretoria e das equipes de engenharia e manutenção em nossas soluções e expertise.

Entre em contato e faça um orçamento de soluções customizadas para sua empresa, sem compromisso.

Ocultar Leia Mais

CASE 4

TORNO DE GRANDE PORTE (03 portas)

Projeto de Adequação NR12

Aplicações:
O torno mecânico de grande porte desse cliente (grande empresa Metalúrgica de nível nacional) é utilizado para efetuar usinagens cilíndricas diversas. Sendo item fundamental em seus variados processos de produção.

Principais riscos na operação:

Elevado grau de rotação propulsionado por motores elétricos, acarretando como riscos principais: projeção de partículas, enroscamento, cortes e abrasão.

Conforme Norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 4. 

Seguindo o item 12.5.11 i da norma NR12, as proteções físicas foram projetadas e construídas de modo a impedir o acesso à zona de perigo. Consideramos todos os dispositivos de segurança, tais como emergências, residual motor (motor parado) e chaves de bloqueio, monitoradas por interface de segurança com excelente estruturação e eficiência de projeto.

A existência de riscos residuais implica adoção obrigatória de medidas complementares de segurança, tais como sinalizações e procedimentos de setup, registrados em laudo de validação com indicações de treinamentos de operação e manutenção.

Case de solução PLUG:

Este projeto faz parte de um grande e variado conjunto de adequação de máquinas operatrizes neste cliente, pelo alto grau de confiança depositada em nossas soluções e expertise, tanto por gestores como por operadores e profissionais de manutenção. Novos painéis elétricos para os sistemas de seguranças confeccionados em conformidade com as NRs 10 e 12, possuindo chave geral seccionadora com possibilidade de bloqueio na posição desligada, para procedimentos de manutenção. Em caso de parada de emergência é realizado o corte elétrico (desligamento) de todos os motores elétricos, para parar os dispositivos na posição em que estiverem. Junto aos postos de comando dos equipamentos foram instalados botões de reset manual para rearme do sistema de segurança, em caso de parada de emergência ou quando o comando do painel de operação for bloqueado.

Ocultar Leia Mais

CASE 5

FRESA UNIVERSAL

Projeto de Adequação NR12

Aplicações:

A fresa convencional é um equipamento amplamente utilizado no segmento industrial, para confeccionar, consertar, fresar e dar acabamento em peças diversas.

Tendo como função essencial efetuar usinagem tridimensionais, por meio de realização de cortes angulares.

Principais Riscos na Operação

Nesse tipo de processo de usinagem as peças são acopladas na mesa da máquina, acarretando como riscos principais: projeção de partículas, enroscamento, cortes e abrasão.

Adequação à Norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 3.

Seguindo item 12.5.11 i da norma NR12, as proteções físicas foram projetadas e construídas de modo a impedir o acesso à zona de perigo. Todos os dispositivos de segurança, tais como emergências, residual motor (motor parado) e chaves de bloqueio são monitorados por interface de segurança com sólida estrutura de projeto.

A presença de riscos residuais exigiu adoção obrigatória de medidas complementares de segurança, envolvendo as sinalizações e procedimentos de setup incluídos no laudo de validação com os registro relacionados a treinamento de operação e manutenção.

Case de solução PLUG:

Por solicitação explícita do cliente a equipe Plug conseguiu entregar esta adequação em prazo recorde, fundamental em função de um cenário de notificações pré-existentes. O que foi extremamente importante para a empresa, eliminando quaisquer custos adicionais relacionados a potenciais autuações. Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso, para as necessidades fundamentais de seu negócio e operações.

Ocultar Leia Mais

CASE 6

FRESA CONVENCIONAL/UNIVERSAL (com riscos residuais relevantes)

Projeto de Adequação NR12

Aplicações

A fresa convencional é amplamente utilizada no segmento industrial, para confeccionar, consertar, fresar e dar acabamento em peças diversas.

Em especial para efetuar usinagem tridimensionais, pela realização de cortes angulares.

Principais Riscos na Operação:

Nesse tipo de usinagem as peças são acopladas na mesa da máquina, acarretando riscos relacionados a: projeção de partículas, enroscamento, cortes e abrasão

Conforme Norma NR12:

Seleção de Categoria de Segurança: Classe 3.

Seguindo item 12.5.11 i da norma NR12, as proteções físicas foram projetadas e construídas de modo a impedir o acesso à zona de perigo. Foi realizado monitoramento por interface de segurança e projeto bem estruturado de todos os dispositivos de segurança, tais como emergências, residual motor (motor parado) e chaves de bloqueio.

A existência de riscos residuais incluiu adoção obrigatória de medidas complementares de segurança, envolvendo sinalizações e procedimentos de setup registrados no laudo de validação, inclusive com registros relacionados aos treinamentos de manutenção e de operações.

Plug Solution Case:

Havia uma necessidade específica de projeto e execução da equipe Plug para conseguir entregar esta adequação em prazo extremamente rápido. Isso é comum no caso de empresas que já possuem notificações pré-existentes, evitando com essa entrega rápida o alto risco de autuações e multas. Recebemos comentários muito positivos da empresa, em função da eficiência e rapidez dessa entrega. Entre em contato para orçamentos sem compromisso e o pleno atendimento de suas necessidades e operações.

Ocultar Leia Mais